Centro de Formação em Segurança Urbana comemora 25 anos de existência
CFSU - órgão gerenciador da política de ensino da Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Neste mês, o Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU) - órgão gerenciador da política de ensino da Secretaria Municipal de Segurança Urbana - completa seu jubileu de prata. Criado em 21 de março de 1986 pelo Decreto nº 22.047, como Departamento de Ensino, o CFSU, tem como missão formar, capacitar e promover o aprimoramento dos integrantes do Quadro da Guarda Civil Metropolitana e outras instituições.
Uma cerimônia foi realizada em celebração à importante data para a Guarda Civil Metropolitana, na própria casa de ensino. Dentre os participantes estiveram o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, o Comandante Geral da GCM Joel Malta de Sá, o Chefe de Gabinete, Paulo Cesar Franco, coordenadores e diretores da pasta, ex-diretores de ensino, ex-coordenadores do Centro de Formação e entusiastas da escola. Além deles, o Subcomandante, os Superintendentes, os Comandantes Operacionais e Chefes Regionais da GCM também prestigiaram a data.
Segundo o Coordenador Geral do CFSU, Flávio Paulo Domingos Rosa, “esteevento marca indelevelmente a história da GCM, pois esta escola ao formar e capacitar seus servidores e também os da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, busca com responsabilidade promover a valorização dos seus alunos, elevando sua auto-estima para que assim proporcione o melhor, em prol do cidadão”.
Foram homenageados na solenidade, o Secretário Edsom Ortega, Comandante Geral da GCM, Joel Malta de Sá os ex-coordenadores do Centro de Formação: Coronel da Polícia Militar, José Francisco Gianone, representando o Major Décio Chiconello; Capitão Gerson de Carvalho, representando o 2º Tenente Nascimento; chefe de gabinete, Paulo César Franco; Profª Doutora, Maria Estela Santos Graciani; Flávio Moura Telles; Inspetor Chefe Regional Hamilton Fernandes Ananias; Inspetor Carlos Alberto Punti Sanches; Inspetor Chefe Regional, Luiz Antônio Simplicio Nery; coordenador do CFSU, Flávio Paulo Domingos Rosa e Subcomandante da GCM, Eduardo de Siqueira Bias. Entre os servidores mais antigos da unidade, o Inspetor Carlos José Molski, o CD Dalton Santos Lima e o GCM Donizete Alves Nogueira, também
foram agraciados.
“É importante nos lembrarmos destas pessoas, homenagearmos todos aqueles que estiveram aqui e que escreveram sua história. Os guardas que passaram em curso, os ex-diretores, ex-coordenadores e todos aqueles, que na época, acreditavam que a Guarda poderia ser grande; e hoje esse sonho é uma grande realidade”, comenta o Comandante da GCM.
Clique aqui e veja mais fotos deste evento.
O Centro de Formação em Segurança Urbana
Criado em 21 de março de 1986 pelo Decreto nº 22.047, como Departamento de Ensino, o CFSU, teve sua primeira turma, composta por 150 guardas, que se reuniam para as aulas em um edifício da Rua Pedro de Toledo, atual prédio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
Em 1987 iniciava uma nova estrutura do antigo Departamento de Ensino, que utilizava salas no Estádio Municipal do Pacaembu, seguindo sua história em 26 de Julho de 2002, por meio da Lei nº. 13.396, quando se transformou em Centro de Formação em Segurança Urbana, ocupando o lugar onde atualmente continua.
O CFSU foi pioneiro a unir turmas masculinas e femininas no mesmo curso. Formou, juntamente com a Polícia Federal, Guardas Municipais de vários municípios brasileiros, tornando-se referência na formação profissional de guardas municipais, em 1994. No ano de 2001, o CFSU iniciou a primeira integração de uma corporação policial na universidade, onde formou uma grande parte de seu efetivo no curso “Reflexão para uma Atuação Educacional da Guarda Civil Metropolitana no Atendimento à População”.
Já em 2010, deu início ao curso Escola de Comando, onde 197 Inspetores da Guarda Civil Metropolitana e sete convidados receberam instruções relacionadas à liderança. Somente entre os anos de 2010 e início de 2011, já passaram pela casa de ensino cerca de 8.500 alunos. Entre os cursos ministrados estão: Escola de Comando; Capacitação para Inspetores e Classes Distintas; Atendimento ao Turista em Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol); Credenciamento de Motoristas e Motociclistas; Estágio de Qualificação Profissional (EQP); Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); provas de tiro; Curso de Formação de Consultores e Auditores Internos e de Qualidade; Estágio de Qualificação Profissional; curso de capacitação de Classe Distinta; Curso de capacitação para utilização de pistolas; capacitação para direção de bases comunitárias; curso de informática; valorização profissional, entre outros.
Mais uma conquista: CFSU amplia Centro de Formação
Por meio de um convênio entre a Prefeitura de São Paulo e o Pronasci (MJ), o CFSU vem realizando obras estruturais e de ampliação desde agosto de 2010, a serem feitas em três fases: a primeira, em curso, a construção de salas de aulas, refeitório e três vestiários (dois masculinos e um feminino), reformas nas salas de aula e a construção de um laboratório de informática todo mobiliado com mesas, cadeiras, computadores, TV LCD de 29 polegadas e equipamentos de refrigeração. A sala já está em ampla atividade com ensino de novas tecnologias e ferramentas para o aprimoramento dos servidores, inclusive para estudos de ensino à distância.
Uma segunda etapa irá contemplar a construção de dois pavimentos, ampliando o número de salas de aulas, de ginástica e artes marciais, um auditório com capacidade para 100 lugares, uma pista de atletismo e uma quadra poliesportiva coberta, além de adequações nas dependências administrativas. O projeto está concluído e em fase de licitação, para o início das obras.
Texto: Patrícia Schiaveto
Fotos: Guty/SMSU
Nenhum comentário:
Postar um comentário