Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Guarda ambiental flagra transbordo

Guarda ambiental flagra transbordo irregular de produtos químicos em Perus


A Guarda Ambiental flagrou hoje (22/03) o armazenamento e a disposição inadequada de materiais para estocagem de produtos químicos, nas redondezas do Parque Anhanguera, área de preservação permanente (APP), conhecida como Sol Nascente.
O local faz parte de um dos perímetros prioritários da Operação Defesa das Águas (ODDA) e serve como transbordo de recipientes e tambores. Os guardas detectaram o flagrante a partir do patrulhamento rotineiro que realizam na região, onde cerca de 800 latões – utilizados no transporte dos líquidos químicos – foram encontrados e seriam revendidos, contrariando as normas de segurança, que indicam a limpeza e tratamento do material para reutilização.
Devido à alta inflamabilidade e risco de contaminação, foram acionados agentes da Defesa Civil, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, além da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), que constatou resíduos de resinas, óleos, solventes e pesticidas nos recipientes e no solo, e não descartou a possibilidade de contaminação. Agentes do Grupo Técnico de Avaliação de Áreas Contaminadas visitarão o local nos próximos dias, para analisar o terreno e verificar a área afetada.
O proprietário, bem como seu inquilino, serão autuados por crime ambiental, já que atuam no local sem licença. Terão 48 horas para se apresentar na Divisão de Gestão Descentralizada Norte, órgão da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, para prestar esclarecimentos. A multa para essa ação pode variar entre 10 e 100 mil reais, podendo ultrapassar esse valor, com o agravante de ser uma área de proteção ambiental permanente (APP).
Locatário e funcionários do estabelecimento clandestino estão sendo encaminhados ao 1º DP (Crimes Ambientais), onde será elaborado o boletim de ocorrência. Uma das empresas que compra e vende para o local também está sendo encaminhada ao departamento policial para averiguação de destinação irregular de materiais. Uma equipe da Guarda Ambiental preservará o terreno até a chegada da perícia técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário